Band NewsConquistaSaúde

Band Saúde: Entrevista com o médico especialista em Radioterapia, Thiago Pontes

O médico explicou como é a doença e como funciona o tratamento

Você sabe o que é queloide? O queloide corresponde ao crescimento anormal, porém benigno, de tecido cicatricial devido uma maior produção de colágeno no local em que houve uma lesão na pele. Pode surgir após cortes, cirurgia, acne e o uso de piercings no nariz e na orelha, por exemplo.

É como se uma cicatrização não soubesse quando parar de produzir novos tecidos. Ao contrário de outras cicatrizes elevadas, chamadas cicatrizes hipertróficas, os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Eles não devem ser confundidos com cicatrizes hipertróficas, pois essas são muito mais comuns e, apesar de cicatrizes elevadas e endurecidas, elas mantêm os limites da cicatriz e tendem a melhorar mais rápido com o tratamento adequado.

O médico explicou o que é a doença e como ela se desenvolve:

É uma má cicatrização. Todos nós temos no nosso DNA, uma cicatrização que tem um começo, meio e fim. Geralmente o processo de cicatrização na nossa pele, na parte externa, que é a epiderme, quando a gente se corta, se machuca, a gente vê que começa a querer fechar a pele com 14 dias e pode se estender até dois meses, que seria o processo completo da cicatrização. No queloide não tem esse processo limitado, ou seja, não tem o fim. É uma cicatrização que não termina.

O especialista também deu dicas de tratamento. Para saber mais sobre as orientações, ouça a entrevista na íntegra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner